Siga-nos em:

10 Programas Românticos Originais para Quem tem Pouco Tempo + Bónus para os Anti-FruFru

Com a Primavera já bem instalada, qualquer recanto com árvores floridas e passarinhos a cantar parece o cenário perfeito para um daqueles beijos à cinema. E se a chuva cai, um beijo intenso entre dois corpos molhados é algo de cortar a respiração de quem quer que o veja.

Mas o romance tem mais que se lhe diga. E antes que comecem já a dizer que é tudo uma fantasia inventada pelas mulheres para serem paparicadas com flores e bombons, permitam-nos que vos esclareçamos: está provado, aliás, cientificamente comprovado que o romance no casal é imprescindível para manter a chama acesa e a relação viva. Ser romântico é dar carinho e atenção a quem temos ao nosso lado, é mostrar que a cumplicidade e o interesse ainda se mantêm vivos e passar a clara mensagem de que se quer continuar a evoluir e crescer em conjunto.

Na correria intensa do dia-a-dia, poucos são os que se conseguem manter em dia nestas questões. Com trabalhos exigentes e filhos para criar, entre idas ao supermercado e treinos no ginásio, e sem esquecer as lides da casa, as visitas à família e os jantares de amigos, programas a dois acabam muitas vezes adiados ou deixados para segundo plano, enterrados em promessas e vontades sem prazo de validade, ou deixados para aquele buraquinho que há-de vir quando finalmente se conseguirem alinhar todos os astros. Fins-de-semana fora de casa são luxos que se pagam caros ao ter de acelerar o passo com tudo o que por isso ficou por fazer e basta regressar à realidade para que todo o relaxamento do spa se evapore num segundo. Mini-férias a dois, por sua vez, trazem muitas vezes o sentimento de culpa e saudade das reguilas criaturas deixadas com tios ou avós, a quem se acaba por ligar vezes e vezes sem conta e que nunca saem do pensamento.

Pombinhos e pombinhas, deixem que vos expliquemos: tal como qualquer outra coisa na vida, também isto se melhora com a prática, por isso toca a pôr mãos à obra! Se o tempo é o factor mais difícil de gerir, aqui vos deixamos 10 soluções práticas que podem encaixar no dia-a-dia (sugerimos que pelo menos uma a cada 15 dias) e que garantimos que vos vão deixar bem mais apaixonados e com energia positiva para tudo o resto. Ah! E sacudam logo à partida esse sentimento de culpa em relação aos miúdos, porque a) a diversidade de experiências e o afastamento das asas dos pais também os ajuda a ficar emocionalmente mais fortes; e b) com os pais mais descansados e felizes todos vão lucrar no que toca a paciência e aos momentos em família.

As nossas ideias:

  1. Conectem-se – Se já são daqueles casais que passa o dia em contacto, então apimentem as coisas e tornem tudo mais inesperado. A escolha do tema é vossa, podendo ir desde uma troca de elogios menos ditos, a uma conversa mais provocante. Falem do que falarem, não tenham receio da intimidade e mantenham tudo secreto. A vossa cumplicidade vai subir aos píncaros! – Tempo médio necessário: alguns minutos aqui e ali.

  2. Notas de Amor – E se no meio das listas de tarefas, no espelho da casa de banho, no bolso do casaco ou em qualquer outro sítio mais inesperado encontrarem uma mensagem de carinho da vossa cara-metade? E se em vez de apenas uma, ao longo do dia forem sendo surpreendidos com mais e mais, estrategicamente escondidas para o efeito? Apostamos que sorriam de orelha a orelha e tinham logo vontade de lhe dar um grande abraço! – Tempo médio necessário: 15 minutos de preparação, dias e dias de felicidade.

  3. A dançar a dançar – Acabam de chegar a casa e têm uma pilha de roupa para lavar, o jantar para fazer, os miúdos para cuidar e a cabeça a explodir? Antes de qualquer outra coisa, antes até de contarem o vosso dia um ao outro, ponham os miúdos a brincar numa divisão segura da casa, liguem o som e escolham uma playlist que vos motive. Esqueçam tudo e todos e dancem juntos como se ninguém além de vocês dois existisse. Além de libertarem o stress do dia, irão reconectar-se um ao outro e ganhar nova energia para dividirem as tarefas. – Tempo médio necessário: 15 minutos.

  4. Pequeno-Almoço a Dois – Em vez de saírem de começarem o dia a correr, façam o alarme do despertador tocar 30 minutos mais cedo e mimem-se com um belo pequeno almoço preparado e comido a dois. Torradas, ovos mexidos, café, sumo natural, smoothie, iogurte com fruta e sementes… Deixamos a escolha do menú convosco, mas alertamos para o risco de começarem o dia mais positivos. – Tempo médio necessário: 30 a 40 minutos.

  5. Mudar de Rota – No fim de um dia de trabalho, a viagem para casa é muitas vezes bastante aborrecida. Mas pode ser bem mais interessante se o outro nos surpreender à porta do trabalho e em vez de nos levar directamente para casa nos guiar num passeio alternativo. Os miúdos? É pedir a pais de colegas que os levem num playdate e logo já os vão apanhar! – Tempo médio necessário: 1h a 1.30h

  6. Antes de Dormir – Os miúdos já estão na cama, todas as tarefas feitas e o dia seguinte organizado. Podem finalmente sentar-se no sofá a relaxar. Mas, e se em vez de ligarem a tv e ficarem de olhos colados ao ecrã, desta vez se sentarem frente a frente (no mesmo sofá e com as pernas entrelaçadas então, para irem massajando os pés um do outro ainda melhor) e conversarem sobre o vosso dia, as vossas emoções, as vossas expectativas e desejos, as vossas dúvidas e inseguranças, as decisões que têm de tomar e os planos de futuro? Falem e escutem de coração e mente abertos e verão que se vão conhecer ainda melhor e formar uma equipa mais forte. – Tempo médio necessário: 1h a 1.30h.

  7. Lunch Meeting – Marquem uma reunião de almoço com a vossa cara metade e dediquem-se a ela de corpo e alma. Aprumem-se no vestuário e façam o pitch curto de como são os parceiros certos um para o outro. Vão ver que no fim saem ainda mais unidos. – Tempo médio necessário 1h / 1.30h

  8. Date Night – Para quem tem filhos, deixem-nos a jantar em casa dos avós enquanto vão explorar aquele restaurante que está na lista para experimentar. Façam escolhas arrojadas do menú e comentem como se fossem verdadeiros críticos gastronómicos. Em alternativa, podem fazer o mesmo a ir ver um espectáculo ou performance. Irão certamente divertir-se! – Tempo médio necessário: 2h

  9. Aulas a Dois – O desenvolvimento individual e em conjunto devem estar sempre na ordem do dia, pois são a melhor forma de manter a sensação de mistério para o outro. Escolham uma área que vos interesse aos dois, ou comprometam-se a ceder à vez, e inscrevam-se num qualquer curso de curta duração para fazerem enquanto deixam as crianças nalguma actividade extra-curricular. Quem sabe descobrem talentos escondidos! – Tempo médio necessário: 2h a 3h

  10. Caça ao Tesouro – Quando precisamos de uma mudança de rotina, é fácil sonhar com grandes viagens e férias paradisíacas. Porém, se o tempo não o permite, sonhar acordado pode tornar-se desmotivante. A solução passa por um simples jogo de crianças adaptado aos adultos. Se cada um de vocês escolher 5 locais nos arredores que valham a pena visitar e escrever papéis com pistas que o outro tem de adivinhar para lá irem, este vai ser um plano criativo que irá por certo despertar interesse e vontade em quem o jogar. Quanto a levarem os pequenos convosco ou não, aí a escolha já é vossa, mas estamos certos de que os tios e os primos não se iam importar de passar tempo com eles. – Tempo médio necessário: 30 minutos de preparação + mínimo de ½ dia para a escapadinha.

Muitas destas ideias já foram bem menos frufru do que apostamos que pensavam, ainda assim, prometido é devido e aqui vai o bónus:

  1. Adrenalina a Dois – É tempo de soltar o vosso lado aventureiro e de arriscar sair da zona de conforto. As escolhas são mais que muitas: desde actividades radicais a experiências mais inusitadas. Qualquer que seja a vossa escolha, podem estar seguros que fazer algo assim lado a lado vos vai levar a olhar-se com novos olhos e a ganhar admiração extra pela coragem revelada, além de fomentar o trabalho de equipa. – Tempo médio necessário: a partir de 3h.

Então, ficaram mais inspirados?

Partilhem connosco outras ideias / sugestões que tenham e também o que resultou de fazerem estas!

Leave a Reply